PÃO DE LEITE DO OLIVIER
- Ana Carolina
- 10 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Quem não ama um pão caseiro fresquinho? 💓 Essa massa fica incrível! Bem macia e perfumada 😍 Receita do Olivier Anquier

☑Ingredientes:
Cerca de 500gr de farinha de trigo peneirada (+ o suficiente para dar ponto) 250ml de leite morno 3 col (sopa) de açúcar refinado 1/2 col (sopa) rasa de sal 2 col (sopa) de manteiga derretida 1 tablete de fermento biológico fresco (15gr) 1 ovo inteiro 1 gema para parcelar
☑Modo de Preparo:
▫Em uma tigela dissolva o fermento esmigalhado com açúcar e o leite morno.
▫Acrescente o ovo e a manteiga derretida.
Junte metade da farinha e o sal.
▫Misture bem com uma colher e adicione o restante da farinha aos poucos.
▫Transfira a massa para a bancada enfarinhada e sove bem, até a massa ficar lisa, úmida e desgrudar das mãos. Pode ser necessário um pouco mais de farinha para chegar ao ponto, ok?
▫Volte a massa para a tigela, cubra com um paninho e leve ao forno (ou outro local sem vento e quentinho) para descansar por 1h ou até dobrar de volume. 🚩Se estiver muito frio, pré aqueça o forno por 1min, em temperatura máxima e desligue antes de levar a massa para o descanso.
▫Divida as porções de massa e modele como desejar.
▫Para fazer os mini pães, porcione uma bolinha de massa enrole como um brigadeiro e depois boleie➡Coloque a bolinha na bancada e faça com a sua mão um formato de concha sobre a bolinha de massa. Faça moimentos circulares até obter uma bolinha homogênea.
▫Acomode numa fôrma polvilha com farinha. Repita o processo com toda a massa. Se preferir, faça um filão.
▫Deixe crescer por mais 45min.
▫Pincele ovo e asse em forno pré-aquecido 🔥220°C por 🕒25min até dourar.
*Recheei alguns com chocolate meio amargo. Dá pra rechear com o que você quiser, só evite recheios ricos em água, pois comprometem a massa. **O pão fica muito fofinho, e se mantém assim até o dia seguinte. **Se desejar, congele depois de assado e retire um tempinho antes de consumir para descongelar.
PASSO A PASSO:
Recheados com chocolate meio amargo:
Comments