top of page

RISOTO DE FUNGHI SECCHI

  • Ana Carolina
  • 23 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

É dos deuses! ❤

 

 

☑Ingredientes: 1 xíc de arroz arbóreo 1/2 xíc de vinho tinto seco 650ml de caldo de carne 200ml de água fervente 1/2 xíc de funghi secchi 1/2 cebola picadinha 1 dente de alho (grande) picado 1 col (sobremesa) de manteiga 2 col (sopa) de azeite de oliva 3 col (sopa) de parmesão ralado Sal e pimenta do reino a gosto Lascas de parmesão para servir

☑Modo de Preparo:

  1. ⚠Comece hidratando funghi: - Deixe ele de molho em água quente (200ml) por 20min. - Em uma tigela, escorra a água e esprema os cogumelos. Misture o caldo que se formou do molho de cogumelos ao caldo de carne. - Pique grosseiramente o funghi e reserve.

  2. ▫Em fogo médio refogue numa panela a cebola e o alho no azeite.

  3. ▫Acrescente o arroz e frite por 1min.

  4. ▫Junte o vinho, misture bem e deixe evaporar um pouco.

  5. ▫Adicione o funghi picado e também uma concha de caldo. Baixe o fogo e mexa delicadamente até boa parte do caldo ser absorvido pelo arroz.

  6. ▫Acrescente mais uma concha e vá mexendo até incorporar o caldo. Veja bem, o líquido não deve secar! Apenas reduzir e engrossar gradualmente, ok?

  7. ▫Repita o processo (de adicionar o caldo concha a concha) por mais uns 18min, ou até o arroz chegar ao ponto.

  8. O correto é "al dente", quando ele fica cozido, porém, durinho no centro. Eu gosto do risoto mais molinho, então cozinho mais um pouco (adicionando caldo e mexendo) até chegar ao ponto que gosto. 😉

  9. ▫Tempere com sal e pimenta do reino e desligue o fogo.

  10. ▫Adicione a manteiga e o parmesão ralado e mexa para incorporar tudo. O risoto ganha um brilho lindo com a adição da manteiga, portanto não a dispense, rs.

  11. ▫Sirva imediatamente.

  12. Decorei com um buquê de salsa crespa e lascas de parmesão.

🍴Rende duas porções. 📍O que é Funghi Secchi?

Cogumelo desidratado, muito soboroso e com aroma característico. O do tipo italiano é mais claro e feito com o cogumelo Porcini. Já o tipo chileno (o qual costumo utilizar), é mais escuro e composto por um mix de cogumelos desidratados, como o Shitake, Shimeji, Portobello, etc.

Comments


DICAS DE COZINHA

DA CAROLZITA!

#1 

Não coma nada que sua vó não reconheceria como comida.

 

#2

Opte sempre por ingredientes frescos e de boa procedência.

 

#3

Pratique! Com o tempo, você aumentará o grau de dificuldade das suas receitas.

TAGS

VEJA TAMBÉM:

bottom of page